segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Você lembra do jarrão do Q-Suco?

E quem não se lembra do Jarrão, né?
Eu tinha 08 anos, nessa época ainda não tinha esse tal de Mercado livre, MERCOSUL, essas coisas que fizeram o comércio expandirem e a competitividade fez os preços baixarem.
Bem nessa minha época, o Q-suco era como um “Tang” de hoje em dia, só o encontrávamos nas mesas das pessoas de classe A, B ou similares, bem gente, e a minha família estava inclusa nas classes X, ou Z, e euzinha só via o Q-Suco nas propagandas de televisão, e televisão do vizinho, diga-se de passagem.
Nós morávamos na casinha de barro lá da rua militar, aquela mesma da história do burro, minha mãe tinha ido trabalhar e como a maioria das manhãs, não tínhamos nada pro desjejum, nem café, nem pão, as vezes tinha chá de capim limão, que nascia no fundo do quintal, com farinha d’água, isso quando tinha farinha; mas nesse dia não tinha nada, eu e minha irmã Dédéo brincávamos na porta de casa, já eram quase 11:00hs da manhã, quando uma vizinha chamou a gente por cima do muro de sua casa, casa essa que pra mim era de rico, eles tinham até carro...(rsrsrs), bem, ela nos chamou e perguntou._vocês já tomaram café?_ e nós duas em coro respondemos que “NÃO”, ela entrou por uns minutos, nossos olhinhos se alegraram, pois quando ela perguntava se já havíamos comido, ela sempre trazia alguma coisa pra gente comer, as vezes eram pães dormido, ou um prato de comida, que certamente não fora feito antes do prato dos seus filhos, mas não importava,  era comida e nós estávamos com fome.
Dito e certo, ela voltou com uma caneca grande, cheia de Q-SUCO, e outra com farinha, corremos para a nossa casa e dividimos o Q-suco em dois copos; meu Deus! Finalmente íamos provar do famoso Q-SUCO da televisão! colocamos farinha e começamos a comer....       _Arrgh! Tá só sabão!_ não sei explicar se era a caneca do Q-suco, ou se foram os nossos copos, mas o que antes parecia um delicioso desjejum se transformou em uma necessidade satisfeita, pois apesar de estar com o gosto horrível de sabão, comemos assim mesmo, éramos apenas duas crianças, de 06 e 08 anos, com muita fome e não seria um mísero gosto de sabão intrometido que iria atrapalhar esse momento. 
Nunca me esqueci desse episódio, quis tanto provar desse famoso Q-suco, e no dia que conseguí, estava estragado, até hoje não sei se a vizinha nos deu exatamente porque estava estragado, ou se ela realmente queria fazer uma boa ação.
Hoje quando minhas filhas fazem cara feia pro nosso TANG, eu conto essa história, e ainda acrescento, que se eu as encontrasse na rua quando eu era criança, pra mim elas seriam ricas, que nem a minha vizinha “bondosa”. 
Eu sobrevivi à pobreza, e nem eu, nem meus 08 irmãos enveredamos para o mundo do crime ou prostituição, pelo o que eu vivi, digo que a pobreza não é justificativa para se dizer que “roubei porque tava com fome”, principalmente hoje em dia que as oportunidades são inúmeras, não usufrui quem realmente não quer.
bjs.

6 comentários:

  1. E que tal o jingle de 1976? https://youtu.be/EeL5xSYXC9I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui ver o jingle, adorei! Kkk! Como as coisas mudaram! Me pergunto como será daqui a 40 anos.

      Excluir
  2. Meu apelido até hj, rss...Por causa do Suco

    ResponderExcluir
  3. Pessoas não dou autógrafo mas fui um dos Jarrão da Ki-Suco ano 2000 aqui namora Cidade e Muito bom ganhei bom dinheiro mas a roupa de Jarrão é quente pra caramba kkkk

    ResponderExcluir